HUMANIZASC exibiu filme de Patricio Guzmán sobre Salvador Allende

No dia do aniversário de 50 anos do Golpe Militar no Chile, ocorrido em 11 de Setembro de1973, o Movimento Humaniza Santa Catarina promoveu a exibição do filme-documentário de Patricio Guzmán chamado SALVADOR ALLENDE.

O evento organizado pelo 757 CINECLUBE da Universidade Federal de Santa Catarina às 18h30, no Teatro Carmem Fossari, no bairro da Trindade, em Florianópolis, e foi apoiado pela APUFSC, PROIFES, UFSC SECARTE, DAC, SEAD UFSC, além da Vereadora de Florianópolis Carla Ayres e dos Deputados Estaduais Neodi Saretta, Padre Pedro e Marquito.

O filme narra a vida do médico Salvador Guillermo Allende Gossens, nascido em Valparaíso, desde sua infância até a morte no Golpe Militar que derrubou o governo eleito pela via democrática em 1970.

Um dos fundadores do Partido Socialista Chileno, foi eleito a diversos cargos parlamentares. Foi Ministro da Saúde de 1939 a 1942.

Plateia do 757 chegando para a exibição do filme SALVADOR ALLENDE

Logo após a exibição, foi realizado um debate entre o cineasta Zeca Pires, diretor do documentário ANAUÊ, e Waldir Rampinelli, Professor Titular de História da UFSC e membro do IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Início do debate

O MOVIMENTO HUMANIZA SC transmitiu o debate AO VIVO pelo canal do Youtube.

Vale a pena conferir as palavras dos debatedores sobre o episódio do 11 de Setembro de 1973 que derrubou o governo legítimo e levou à morte o Presidente chilena Salvador Allende.

Siga o @humanizasc nas redes Sociais e nos ajude a falar sobre Democracia e Paz, a combater o ódio e a intolerância em Santa Catarina e no Brasil.

Uma resposta

  1. Importante e necessário evento. A memória histórica tem o dever de nos lembrar as atrocidades cometidas contra a DEMOCRACIA, os homens e as mulheres que deram a vida nas lutas por um mundo de paz. Parabéns ao Humaniza Santa Catarina.