Culto à Violência desde a Infância

O Movimento Humaniza SC protocolou, hoje, junto ao Ministério Público de SC e a Procuradoria de Justiça da Infância e Juventude de Santa Catarina, representação, assinada pelos membros de nossa diretoria, contra a organização autodenominada FOPE – FORÇA PRÉ MILITAR BRASILEIRA de Florianópolis.

Levamos ao conhecimento das autoridades que esta empresa agride frontalmente o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente ao aliciar jovens para práticas nocivas a seu pleno desenvolvimento físico e psíquico, sob o disfarce de instituição “focada no desenvolvimento humano e social”, de ensinar valores como hierarquia, disciplina, respeito a símbolos nacionais, valorização da família, ordem unida, ética e civismo“.

As imagens abaixo, coloridas, foram extraídas da página do Facebook da FOPE. As imagens em preto & branco são da Itália fascista de Benito Mussolini

É criminoso o que parte da sociedade está fazendo com as crianças. Há relatos de meninos de 5 anos de idade que participam da “formação militar” desta organização.

Assim disseminamos o ódio e a violência; assim criamos adultos cuja infância foi deixada de lado. Quem serão essas pessoas no futuro?

No vídeo abaixo, a diretora do MOVIMENTO HUMANIZA SC, Ideli Salvatti, usou a palavra na audiência pública do COMSEG, na Assembleia Legislativa de SC, denunciando o FOPE.

Abaixo, a íntegra da Representação enviada aos órgãos responsáveis, em .PDF

6 respostas

  1. Se providencias não forem tomadas, os tiranos vencerão, a democracia sucumbirá.

  2. Surreal! A comparação com o fascismo não poderia ser mais adequada. Ainda bem que a denúncia foi feita; esperamos que o ECA seja respeitado!

  3. O mundo tem que ser desmilitarizado, se quisermos criar uma sociedade de paz, fraterna e solidária. A escola é o espaço, por excelência, para o desenvolvimento integral e humanizado das crianças. A militarização das crianças se contrapõe a sociedade que desejamos e necessitamos. O que tem que acontecer é investir na educação pública, civil e no magistério público. Não precisamos de pequenos soldados fazendo continência. Precisamos de crianças educadas para o respeito a toda diversidade humana, cidadãs, criativas e afetivas.

  4. É ilegal porque é contrário ao ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, e à CIDCA, Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujos 56 artigos estão incluídos no ECA. Em tese, bastaria uma ação do MP para acabar com este projeto fascista e condenar os responsáveis, inclusive os pais. Mas com o judiciário podre que temos…

  5. Não podemos permitir que nossas crianças se desenvolvam numa cultura de ódio. Nossas criancas precisam ter boas opções de leitura, com orientação de bobs profissionais que preguem a paz, o amor e o esperançar. Nossas crianças precisam aprender a conhecer o mundo, antes até das palavras.