Edição comemorativa de 35 anos da Constituição Cidadã

NASSAR, Emmanuel. Bandeira. 2011. Tinta industrial sobre chapas metálicas, 390cm x 540cm. Coleção MAR – Museu de Arte do Rio/Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro/Fundo Z. Foto: Isabella Matheus.

É comum ouvirmos pessoas citarem a Constituição Federal, promulgada em 1.988.

Mas você já teve acesso a ela? Já leu o conjunto de leis que regem a República, seus direitos e deveres, os limites de cada poder da República, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário?

A Livraria do Supremo Tribunal Federal lançou uma edição especial, comemorativa dos 35 anos da promulgação, atualizada até a Emenda Constitucional 129/2023.

A capa e contracapa apresentam obras de releituras da bandeira nacional, sendo a pintura “Composição, Bandeira do Brasil” de Alfredo Volpi e a obra “Bandeira” de Emmanuel Nassar.

A DEMOCRACIA, regime tão frágil de nossa sociedade, depende das ações de cada um e de cada uma dentro dos limites constitucionais; precisamos conhecer nossos direitos para poder exercer a plenitude de nossa cidadania.

Há pouco, nossa Constituição correu sério risco com a invasão dos Poderes da República. Não podemos permitir que aventureiros tomem nosso maior bem: A LIBERDADE.

O Instituto Movimento Humaniza Santa Catarina disponibiliza a íntegra da CF88 para ser consultada sempre que for preciso.

Boa leitura.