O MHSC participou do ato promovido pelo Comitê Popular Solidário Joinville Contra o Coronavírus em 30 de Março, dia municipal em memória às vítimas da COVID-19 no âmbito do município de Joinville. Foram 22.701 mortes em Santa Catarina, 2.324 em Joinville. Foram acesas 700 velas na Praça Nereu Ramos.
A memória tem poder restaurativo e protetor. É necessário compreender que novas pandemias surgirão e não podemos reagir naturalizando a morte. Especialmente quando há pessoas com condições de refúgio em chácaras, sítios, fazendas e casas do litoral, enquanto outras tem que buscar o sustento de formas inimagináveis, sofrendo e morrendo aos milhares.
A memória se faz necessária para compreendermos as responsabilidades desta tragédia. Para buscar a verdade e a justiça, às vítimas que sobreviveram, aos órfãos, as pessoas que ficaram com sequelas, aos desalentados do flagelo econômico, todos vítimas.
O Comitê Popular Solidário de Joinville foi o proponente do Projeto de Lei Ordinária nº 147/2022, sancionado sancionado pela Lei 9.348 de 10 de janeiro de 2023, transformando o dia 30 de março, no Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19 no âmbito do Município de Joinville/SC.